Piece of Blatter

A vitória foi de 2 a 3, 66 contra 33% (more or less) no apuramento das votações para a Presidência da FIFA, e perante a detenção e prisão de 7 membros do Concelho Superior da Instituição do #FAIRPLAY, Sepp Blatter parecia garantido na sua posição reinante como o líder imaculado do desporto Rei.
Parecia. Ou não.

Ontem, em ‘Breaking News’, demitiu-se.

A verdade é que nada disse, apenas reforçando a ideia de se tratar tudo ‘a bem do Futebol’. Ou a mal dele.

As redes sociais, desde logo, incendeiam-se com teorias conspirativas sobre a verdadeira razão – afinal também é corrupto, roubou tanto quanto os outros, demitiu-se porque tem noção do compromisso, foram os Americanos que o forçaram, é um clone Russo dissimulado preparado para começar a guerra…; e há de tudo.
A verdade não deve andar muito fora da teia de investigação de corrupção ao mais alto nível na FIFA, e sobretudo porque, já na passada semana, quando a Procuradora Norte Americana anunciou a detenção dos outros membros da Direcção Desportiva, se saber que o Presidente estava intimado a depor e não podia sair da Suíça.

FAIRPLAY_2.jpg

Há é alguns elementos interessantes neste ‘esquema’ de corrupção – e falo em abstracto; daquilo que se soube: os 7 membros detidos estão, de uma forma ou outra, ligados à América Latina, berço da grande corrupção financeira actual; o branqueamento de capitais foi feito através de Zurich, na neutralidade Suíça; no Brasil, já que o esquema interno do Petrolão se arrasta, os ‘Cartolas’ – como foram chamados os corruptos da FIFA; já estão a ser interligados ao superfacturamento de obras nos estádios da COPA.

(and the investigation is just beginning)

Mesmo que a Justiça Suíça diga que nada tem que ver com a Investigação em curso, Blatter ‘caiu’. Só há um desmentido que não foi confirmado: as Investigações base, nos Estados Unidos, não afirmaram nem firmaram se tem que ver com os esquemas fraudulentos de #FAIRPLAY.

Há quem diga que a corrupção na FIFA é sistémica e conhecida há anos, mas perante a visibilidade actual, há que se dizer:
Piece of Pie? No… Piece of Blatter!

Anúncios

One Comment Add yours

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s