Peace of Paper

Já antes mencionei o extraordinário facto histórico ocorrido a 30 de Setembro de 1938 quando o Primeiro Ministro Inglês de então, Lorde Neville Chamberlain, junto com o seu congénere Francês, Edouard Deladier, e Italiano, Benito Mussolini, assinam um Tratado de Paz com a Alemanha Nazi de Hitler para que não invada a Checoslováquia. O Tratado de Munich.
Em causa estava o interesse económico e industrial no País, assim como os três milhões de cidadãos Alemães residentes por lá.

Estava em causa também o inicio de um conflito Europeu, grave para as políticas estruturais de então.

Apesar do Tratado de Paz ser assinado nas primeiras horas de dia 30, fica timbrado a 29 de Setembro de 1938, selando a Paz que pouco ou nada duraria, ou ditando o valor da palavra dada nestas ocasiões.
Famoso mesmo é o pedaço de papel de alvíssaras com o discurso de Chamberlain ‘Peace for Our Time’ (Paz para o nosso Tempo), tempo de pouca dura, uma vez que, pouco menos de um ano, estava a Europa mergulhada no maior confronto bélico de que há memória.
Começava a Segunda Grande Guerra, repetição militar por conquista territorial no mesmo século.

O século terminou e a Paz forjada pela Guerra que a Paz anunciada não trouxe, prevaleceu até aos dias de hoje, mas como tudo nesta vida tem um quê de cíclico, e a memória passada serve de lição futura, basta fazer um paralelismo, triste, mas real, sobre aquilo que a Chanceler Angela Merkel, o seu congénere Francês, Françoise Hollande, e o líder Ucraniano, Petro Poroshenko, fizeram em Minsk, ao assinar um segundo Tratado de Cessar Fogo entre a Rússia e Ucrânia, com o Presidente Vladimir Putin.

peace.jpg

O Cessar Fogo começaria a 15 de Fevereiro de 2015, à meia noite de Domingo, mas parece que a promessa Russa, ao se ver desafiada pela imprensa Ocidental, como diz o Supremo Líder Russo, não está a ser cumprida, e o Fogo não Cessou.

Em causa está o inicio de um conflito Europeu, grave para as políticas de sustentação Económicas, Sociais e Políticas de hoje.

A Europa agiganta-se e não é só mais Ocidental. É Mundial.

É que a Paz (Peace) não é um Pedaço (Piece) de Papel.

Anúncios

2 Comments Add yours

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s