Muito se fala que a imprensa escrita e televisionada, no fundo a Comunicação Social, condiciona a Opinião Pública. Mas afinal o que é a Opinião Pública?
Será que é uma massa de gente incapaz de pensar pela sua cabeça e que segue, estilo carneiros, ideias que são projectadas por um ente superior que veicula uma ideologia suprema sem dar a oportunidade da mesma ser questionada?
Sinto que esta ideia de Opinião Pública é uma falácia feita para acreditar que não existe o individualismo e capacidade de cada um tirar as suas ilações e pensamentos únicos, assim como questionar tudo aquilo que se lhe apresenta como facto concreto.
Se todos acreditássemos piamente em tudo o que a imprensa diariamente nos apresenta como realidade do mundo em que vivemos, já nos teríamos ido embora para bem longe, hibernado numa caverna longe da exposição pública e da tecnologia moderna.
Cada vez mais estou ciente que a dita Opinião Pública de que se fala é a condição que se impõe a quem nos governa e quem toma escolhas por nós. Essas pessoas é que determinam o que é a verdade dos factos apresentados e dão ecos de realidade ao que a imprensa publica e diz ser verdade.
Claro que por vezes as vozes públicas, das pessoas, se juntam e dão razão ao que a imprensa apresenta e assim se criam fenómenos sociais de grande escala, mas na maioria dos casos, tudo o que a imprensa publica acaba por ser uma jogada política que influi na sociedade através de que dela faz seu tabuleiro de xadrez.
Eu retiro muitas ilações daquilo que leio e vejo e tento não me deixar seguir pelas ditas linhas editoriais que pontuam os jornais, ainda que delas não me consiga afastar, uma vez que são elas que fazem e marcam o calendário dos nossos dias, criando aquilo a que se chama ‘Opinião Pública’…
4 Comments