As Europeias tiveram um gosto de jogo de póker. Número fixo de participantes onde o prémio total foi dividido entre os jogadores, nessa noção permanente de que a riqueza não multiplica, meramente se redistribui.

O factor novo da cartada foi esse que juntou Portugal aos que se desapegam da união e o tornam avesso a tudo o que nos devia fazer europeus e antes faz complacentes de quem prefere celebrar vitória num dia de derrota eleitoral: abstenção.

Com uma abstenção de 69%, um recorde, eu não encontro razões para qualquer partido celebrar a sua vitória de pirro quando se pensar que em cada 10 eleitores apenas 3 votaram.
Isto significa que nem os próprios eleitores partidários se deslocaram para esse efeito, e as projecções que as sondagens trazem apenas demonstram algo: a derrota nacional de um sistema alicerçado no nepotismo corrupto das carreiras políticas.

Vejamos:
Abstenção – 69.21%
PS – 10.39%
PSD – 6.87%
BE – 2.98%
CDU – 2.06%
CDS-PP – 1.87%

É de um miserabilismo atroz que confrange qualquer um que tenha celebrado com júbilo a sua vitória perante tal fracasso.

A Direita percebeu isso, e mesmo saindo equilibrada dentro do panorama Europeu – e é disso que se trata -, assistimos ao triste espectáculo em ver o Partido Socialista unido às forças anti-europeias gritar que foi a Direita a derrotada.

Derrotados fomos todos. Sobretudo lembrando que a Geração Abstenção foi educada pela Geração Europa, aquela que mais recebeu e ganhou com a entrada de Portugal na CEE, e que deveria ter passado o ensinamento sobre esse logro tornado vitória.

Mas Democracia é facilitismo, ainda pra mais quando nem os vencedores são quem governa e os derrotados se unem para tomar a sua posição à revelia.
Aí está o cerne do que agora se diz eurocepticismo. Não é. É perceber que não vale a pena lutar por nada. É esperar que o que seja ocorra.

Um pouco mais de poucochinho até às eleições autárquicas, desta feita sem ‘póker face’.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.