Se não tens pais ricos…

Tenho lido muitos comentários depreciativos sobre os artigos que prestigiador articulistas económicos escrevem sobre a solução agora apresentada pela Geringonça para os lesados do BES.

Porque chamo Geringonça? Bem, porque de facto há um Governo populista que se insinua no facilitismo do precedente.
Porque chamo prestigiador articulistas? Bem, porque quem os usa para um bem em determinado momento em seu bel-prazer, agora escarra a seu proveito na ignorância da jurisprudência presente.

Vou por partes.

Quando o BES/GES faliu os seus investidores de risco, nomeadamente os de papel comercial, viram-se envoltos num imbróglio jurídico complexo, mas não impossível.
Falhou a supervisão?
Sim na exposição interna do banco, não na sua exposição pública, daí que os panfletos a anunciar os riscos presentes nos investimentos serem transparentes para quem os soubesse ler.

Evidente que isso seria para quem os soubesse ler.

Os lesados do BES não eram letrados. Nem o tinham que ser. Dito isto, nem os grandes investidores o são. São os seus advogados, pagos a peso de ouro, risco corrido para que a perda não seja maior.

BES COSTA.jpg

Regresso ao tema.
Não foi o Estado Português, nem muito menos o Governo do PSD/CDS, quem fez falir o BES. Isso tratou-se da consequência de infortúnios que uma malograda gestão – colocando a questão de forma politicamente correcta – gerou.

Caso o Banco Espírito Santo tivesse pedido o resgate da Troika em 2011/2012 tudo seria diferente. (mas se a minha avó tivesse rodas seria diferente também…) Caso a Troika supervisionasse o BES algo mais se soubesse.
Se, se, se…

O único se que não é se é que a Geringonça, ou no caso o Governo de Costa, irá pagar entre 50 e 75% das indemnizações de uma falência da qual o Estado Português não teve qualquer responsabilidade directa.
Ou seja: está aberto o precedente para que, agora, a qualquer falência ou desaguisado onde o Governo toque, ou tenha o seu mero toque de Midas, se possa pedir igual solução.
Ou afinal, não somos todos indignados? Indignados de um “BES” Nacional?

É que parece que alguns ganharam a lotaria sem que nenhum seja filho de Pai rico!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s