BREXITed

Sem dúvida que desde 23 de junho passado, dia do referendo Britânico, a União Europeia anda candeia às avessas sobre o futuro definitivo a tomar.
Podemos chamar ao Brexit um Brexited, sintonia de conjugação verbal em hipotético futuro do conjuntivo condicional, já que a escolha não tem volta a dar.
Passando uma análise gramatical espúria da minha parte, e porque de grafismo lírico artístico tudo isto se trata, apresento a capa Le Cool desta semana.

Schuman_BREXIT.jpg

Uma vez que o acto consumado, em consumação estava, e como tudo em concordância jazia discordado, pareceu bem à equipa editorial algo que, enquanto enobrecesse toda uma União feita de História, representasse um futuro de momentânea incerteza.

Dito isto, para os que gostam de factos sem argumentação, aquilo que aqui se representa, sem muita propriedade mas objectificação, é:

As bandeiras estão colocadas, de baixo para cima, saindo da cabeça de Robert Schuman – o arquitecto do projecto de integração Europeia –  na ordem em que os países entraram na União. Na verdade os seis países fundadores, naquilo que foi a Comunidade Europeia do Carvão e Aço, CECA – cujas bandeiras, 1ª e última, se vêm do lado esquerdo – têm as bandeiras viradas para o lado esquerdo, enquanto todos os restantes membros que entraram depois, a partir de 1973, estão viradas para a direita. Está presente a bandeira do Parlamento Europeu assim como, claro, a bandeira da União Europeia.
De dentro da cabeça sai Jean Monnet – a força unificadora por trás do nascimento da União Europeia e o 1º Presidente da CECA – e Paul Henri-Spaak – um visionário europeu dotado do dom da persuasão e o 1º Presidente do Parlamento Europeu -, assim como os principais acordos que formaram a UE ao longo dos anos:
A bandeira do Reino Unido – Union Jack – jaz sobre o mote da União Europeia – In varietate concordia – justo sobre a palavra concórdia.

Para encerrar, citando o editorial do Cláudio Braga que acompanha a assemblage gráfica que produzi, “Europeus convictos nos assumimos! (…) Não nos matem o sonho!”

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s